por Fernando Amizes
A polêmica por trás desta questão é bem antiga e ainda divide a opinião dos executivos da área. Investir em um sistema próprio tem suas vantagens, mas contratar um sistema de mercado também tem. Então qual seria a melhor decisão a tomar? Infelizmente não existe uma resposta correta. É preciso considerar uma série de fatores inerentes a cada uma dessas opções.
Sistema próprio
Ao optar por um sistema próprio, a empresa terá que dar uma atenção especial à área de tecnologia. É necessário considerar essa área como parte fundamental ao negócio da empresa. Os investimentos em softwares e equipamentos serão constantes, mas o ponto chave para o sucesso de um sistema próprio é composição da equipe. É necessário contratar profissionais qualificados e ter uma gestão atuante. Profissionais de tecnologia são caros e demissões podem acarretar em sérios problemas para a empresa, pois o conhecimento sobre o sistema costuma ficar centralizado em poucas pessoas.
Prós:
Contras:
Sistema de prateleira
Ao optar por um sistema de mercado, a empresa terá que ter muito cuidado com o fornecedor. Estabelecer SLA´s de atendimento é fundamental para que o contratante não seja prejudicado em casos de emergência. Além do atendimento, também é necessário avaliar a possibilidade de customização e a aderência do sistema às especificidades da empresa contratante.
Prós:
Contras:
Qual opção escolher? Não há uma resposta certa. É necessário avaliar uma série de fatores para determinar o melhor caminho a seguir. As duas opções tem chances de sucesso e falha. Qual é a melhor para você?